PRINCIPAIS ATIVIDADES DO ANO CENTRO CATEQUÉTICO JOÃO PAULO II BASÍLICA S. VICENTE DE PAULO ENDEREÇO:Rua Olavo Bilac, 313 ASSIS-SP TELEFONE: 18- 3323-7852 MSN: catequese@basilica.com.br SECRETÁRIA:Lídia Bertolucci
terça-feira, 19 de abril de 2011
SEXTA-FEIRA SANTA
É a sexta-feira anterior ao domingo de Páscoa, a SEXTA MAIOR, que faz parte do TRÍDUO PASCAL: PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS, o mais importante período do ano litúrgico.
Nessa data relembramos o julgamento, paixão, crucifícação, morte e sepultamento Dele, através de diversos ritos religiosos, dos quais devemos participar.
É o único dia em que não se celebra a Eucaristia. Nesse dia e no seguinte venera-se o crucifixo e contempla-se de modo especial o Crucificado.
Nossa Igreja pede que se observem alguns sinais de penitência em respeito pela morte de Jesus: somos convidados ao jejum e à abstinência de carnes. Também somos chamados à oração e reflexão , por tratar-se de um período muito importante para a fé cristã.
É o dia de louvarmos e bendizermos ao Senhor por toda a sua trajetória de sofrimento por amor a cada um de nós! É hora de mudarmos a direção de nossa vida, comprometendo-nos mais com o Reino de Deus aqui na Terra, atirando-nos às águas mais profundas da fé e do amor a Deus e aos irmãos.
Muito obrigada, SENHOR, por Seu eterno amor por nós!
Receba nosso coração agradecido e esperançoso na Ressurreição que virá!
Não permita que tornemos inútil o Seu Sacrifício Maior de Amor pela humanidade!
Amém!
QUINTA-FEIRA SANTA
Na quinta-feira Santa inicia-se o TRÍDUO PASCAL: A PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
Nessa noite revivemos a instituição do MAIOR SACRAMENTO , O SACRAMENTO DO AMOR por JESUS: A SANTA EUCARISTIA.
O amor exige sacrifício e a Eucaristia significa e realiza o sacrifício da cruz na forma de ceia pascal. Nos sinais de pão e vinho Jesus se oferece como Aquele (o Cordeiro) que tira o pecado do mundo.
Durante a última ceia com seus discípulos, Ele tomou o pão, deu graças, partiu-o e distribuiu-o a eles dizendo:
"ISTO É O MEU CORPO QUE É DADO POR VÓS. FAZEI ISSO EM MEMÓRIA DE MIM."
E depois de comer, fez o mesmo com o cálice dizendo:
"Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós. "(Lc 22, 19-20)
Assim , Ele criou a Eucaristia, que é a presença REAL Dele!
A cada nova Eucaristia, fazemos memória, atualizamos juntamente com o sacerdote, que age "in persona Christi", esse sacrifício.
"FAZEI ISSO EM MEMÓRIA DE MIM", Jesus ordenou que os discípulos continuassem a repetir o seu gesto ao longo da história da Igreja.
A liturgia da quinta-feira santa nos fala do amor através da celebração do lava-pés, da instituição da Eucaristia e do sacerdócio como manifestação profunda dele por cada um de nós.
Jesus declara e promete para nós:
"Eu sou o Pão da Vida que desceu do Céu. Quem come deste Pão vencerá a morte e terá a vida para sempre."
terça-feira, 12 de abril de 2011
DOMINGO DE RAMOS
"Hosana! Bendito é aquele que vem em nome do Senhor!"
O DOMINGO DE RAMOS marca o início da SEMANA SANTA , a semana maior para nós cristãos, quando relembramos a entrada de Jesus em Jerusalém, montando um jumentinho, o símbolo da humildade, pouco antes de sua paixão, morte e ressurreição. É chamado assim porque o povo cortou ramos das oliveiras e palmeiras para receber Jesus, clamando "Hosana ao Filho de Davi", "Salve o Messias"!
Essa cena reproduz direitinho a profecia de Zacarias, na qual o o rei dos judeus viria como rei pacífico assim montado.
Essa entrada triunfal de Jesus foi um prelúdio de suas dores e humilhações. Aquela multidão que o homenageou motivada por seus milagres, será a mesma a pedir a sua morte logo depois. Eles esperavam que Jesus fosse escorraçar Pilatos e reimplantar o reinado de Davi e Salomão em Israel.
O ramos santos que levamos para casa depois de abençoados, significam vitória e nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus e defensores da fé católica. Lembram-nos também que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado e o cristianismo "light", adaptado aos gostos e interesses pessoais.
Aproxima-se o momento de revivermos o Tríduo Pascal: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Que possamos aproveirtar bem esse final de quaresma e a semana santa também, para meditarmos sobre todo o sofrimento de Jesus por amor a cada um de nós:
1- Temos promovido a vida ou a morte através de nossas atitudes em casa, na escola, na comunidade, etc?
2- Nosso coração está sempre agradecido e esperançoso em Jesus?
3- Temos feito aquele jejum agradável a Deus sendo misericordiosos, perdoando e amando como Ele sem discriminação?
4- Estamos cuidando da natureza com o carinho e amor que ela merece sendo dom de Deus?
5- Estamos obedecendo ao maior mandamento, amando a Deus e ao próximo?
UMA SANTA SEMANA SANTA A TODOS!
quarta-feira, 23 de março de 2011
terça-feira, 22 de março de 2011
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011
A Campanha da Fraternidade surgiu durante o desenvolvimento do Concílio Vaticano II em 1964, com o objetivo geral de despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nação, buscando uma solução para o mesmo. Seus temas contemplaram inicialmente mais a vida interna da Igreja. A partir dos encontros nacionais sobre a mesma em 1971, a escolha deles tem tido a participação das 16 regionais da CNBB, que recolhem sugestões das dioceses e estas da paróquias e comunidades.
2011:
TEMA: "FRATERNIDADE E VIDA NO PLANETA"
LEMA: "A CRIAÇÃO GEM EM DORES DE PARTO." (Rm 8,22)
A Campanha deste ano nos traz o objetivo em que
"reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, nas mudanças climáticas. Ela se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito ao meio ambiente e do lugar em que Deus nos coloca, não só para vivermos e convivermos, mas para fazer deste o paraíso com o qual tanto sonhamos."
(D. Dimas Lara Barbosa, secretário geral da CNBB)
PARA REFLETIR:
1- Como encaramos esse assunto, diante das tragédias do Japão e em todo mundo?
2- Como nos sentimos diante do sofrimento das vítimas de tais tragédias?
3- Quais as atitudes concretas que podemos tomar para ajudar e previnir?
4- Como será a vida do planeta no futuro se não agirmos?
5- Por que será que a Natureza está gemendo em dores de parto?
Queridos irmãos em CRISTO:
Deus criou todas as coisas e viu "que tudo era bom". O homem foi idealizado para reinar sobre toda a criação, inclusive sobre os seres vivos, sendo o único com inteligência e vontade, criado à Sua Imagem e Semelhança, para viver em harmonia com os demais e com a Natureza!
Estamos contribuindo para realizar o que Deus sonhou?
sábado, 19 de março de 2011
SÃO JOSÉ
'
"JOSÉ, Filho de Davi, não temas receber Maria por tua esposa, pois o que nela se gerou, é obra do Espírito Santo"."(Mt 1, 20)
Hoje, 13 de março, celebramos a FESTA DE SÃO JOSÉ, O PAI ADOTIVO DE JESUS, O JUSTO, O PADROEIRO DOS OPERÁRIOS E DAS FAMÍLIAS!
O papel de São José na história de nossa salvação é relevante! Ele sendo noivo de Maria , ia deixá-la silenciosamente, sem denunciá-la como era costume da época, quando soube que estava grávida. Porém, quando o anjo fez a ele a revelação acima citada, ele obedeceu a vontade de Deus, tornando-se o pai adotivo de Jesus, formando a Sagrada Família, modelo para todas as nossas. Sua profissão modesta e honrada de carpinteiro o consagrou também, padroeiro dos operários.
Esposo de Maria, homem simples, de grande respeito, justo, mas de descendência nobre, da linhagem real de Israel, foi chamado Filho de Davi como Jesus.
São José, rogai especialmente por todas as famílias do Japão!
JESUS, MARIA E JOSÉ, NOSSA FAMÍLIA VOSSA É!
AMÉM!
sexta-feira, 18 de março de 2011
FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS
AMADOS IRMÃOS CATEQUISTAS!
Amanhã, dia 19/03, das 14 às 16 horas haverá importante formação no CEDIPAS, antigo Seminário São José, destinada a todos os catequistas da diocese, a ser ministrada pelo Padre Eduardo, nosso coordenador.
SUA PRESENÇA É IMPRESCINDÍVEL!!
ATÉ LÁ!
ABRAÇOS EM CRISTO!
Amanhã, dia 19/03, das 14 às 16 horas haverá importante formação no CEDIPAS, antigo Seminário São José, destinada a todos os catequistas da diocese, a ser ministrada pelo Padre Eduardo, nosso coordenador.
SUA PRESENÇA É IMPRESCINDÍVEL!!
ATÉ LÁ!
ABRAÇOS EM CRISTO!
QUARESMA: JEJUM, ORAÇÃO E ESMOLA
QUARESMA vem de 40, número que tinha muitos significados para os HEBREUS:
- 40 dias de dilúvio
- 40 anos do povo no deserto
- 40 dias de Moisés no Monte Sinai
- 40 dias de caminhada de Elias no deserto
- 40 dias de Jesus no deserto
- 40 dias de Jesus no túmulo
CONCLUSÃO: 40 era o número da conversão, da transformação, da mudança, da luta, do caminho e da passagem.
A quaresma é o período de 40 dias que antecedem a maior festa do cristianismo: A PÁSCOA: a RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO. Começa na quarta-feira de CINZAS e termina no DOMINGO DE RAMOS. A cor litúrgica é o roxo que significa luto e penitência.
É um tempo forte e especial para buscarmos a reflexão, destinada a uma conversão maior, mudança de vida ,dedicando-nos com maior intensidade ao jejum, à oração, à esmola e também ao perdão.
Somente na quarta de cinzas e na sexta-feira santa é proposto pela Igreja Católica o jejum e a abstinência. Eles devem ser feitos juntos somente pelos maiores de 18 anos e a abstinência sem jejum total somente pelos maiores de 14 , ambos até os 60 anos.
PARA REFLETIR:
1- Temos nos esforçado para viver o tripé fundamental da quaresma: jejum, oração e esmola?
2- Temos buscado perdoar e ser perdoado?
3- Temos feito jejum não somente de alimentos, mas de comportamentos, ações, palavras, etc..?
4- Estamos antenados à Campanha da Fraternidade desse ano?
5- Temos planejado esmolas, como fruto de nossos jejuns?
UMA SANTA E ABENÇOADA QUARESMA PARA TODOS NÓS!!!
****REZEMOS SEM CESSAR PELO JAPÃO, em especial pelo PADRE PEDRO TOMASELLI, há 3 anos lá evangelizando e passando por momentos mais difíceis depois das tragédias!
terça-feira, 15 de março de 2011
FOTOS DE ALGUMAS TURMAS:
A CATEQUESE JÁ COMEÇOU!
Nosso ANO CATEQUÉTICO teve início no dia 21/02 próximo passado com a "Semana Catequética", incluindo uma formação sobre a "Carta aos Efésios" e sendo encerrada com a missa de envio, ambas presididas pelo Padre Bruno Brugnolaro.
Os encontros estão sendo realizados em nosso CENTRO CATEQUÉTICO JOÃO PAULO II desde o dia 9 de março
Assinar:
Postagens (Atom)